FANDOM


Ambientes Virtuais de Aprendizagem ou AVA são plataformas virtuais (ou softwares). Geralmente abrigam varias ferramentas, como chats, fóruns. É nas AVA que os professores dos cursos postam o conteúdo que o aluno deve ler de forma suplementar ao seu material impresso, onde ele troca informação com outros estudantes, enviam suas respostas, isto é, o papel dos AVA e de ser um auxiliador do professor para gerenciar e administra o curso e acompanhar o desenvolvimento dos alunos outro fator importante das AVA e seu fator de integração e comunicação do aluno, já que eles englobam ferramentas de comunicação direta. Exemplos de AVA comumente utilizados: Moodle, SOLAR, TelEduc.

Moodle: sigla para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, o moodle é um software livre (ou seja, todos podem usar sem a necessidade de pagar a concessão de uso) criado em 2001 pelo australiano Martin Dougiamas, o programa permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Conta com 25.000 websites registados, em 175 países. As principais características são: Fóruns, Gestão de conteúdos (Recursos), Questionários e pesquisas com diversos formatos, Blogs, Wikis, Geração e gestão de Base de Dados, Sondagens, Chats, Glossários, Peer' 'assessment (sistema onde o aluno pode julgar o trabalho de outro aluno) e Suporte multi-idioma (mais de 75 idiomas são suportados pelo interface atual). Para mais informações sobre o moodle, visite a página da comunidade Portuguesa sobre esse software: http://moodlept.net.educom.pt/

SOLAR: criado na Universidade Federal do Ceará, pelo Instituto UFC Virtual. “Ele é orientado ao professor e ao aluno, possibilitando a publicação de cursos e a interação com os mesmos. Ele foi desenvolvido potencializando o aprendizado a partir da relação com a própria interface gráfica do ambiente, sendo desenvolvido para que o usuário tenha rapidez no acesso às páginas e ao conteúdo, fácil navegabilidade e compatibilidade com Navegadores.” ( UFC – Solar). Suas principais características são: Agenda, Perfil dos participantes, chat, Webfórum, Correio eletrônico, Material de apoio, Portfólio de participantes, Estatísticas de acesso, Funções administrativas e de configuração.

TelEduc: “é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o processo de formação de professores para informática educativa, baseado na metodologia de formação contextualizada desenvolvida por pesquisadores do Nied (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) da Unicamp. O TelEduc foi desenvolvido de forma participativa, ou seja, todas as suas ferramentas foram idealizadas, projetadas e depuradas segundo necessidades relatadas por seus usuários. Com isso, ele apresenta características que o diferenciam dos demais ambientes para educação a distância disponíveis no mercado, como a facilidade de uso por pessoas não especialistas em computação, a flexibilidade quanto a como usá-lo, e um conjunto enxuto de funcionalidades”, o telEduc também é um software livre, o que permite, além das vatagem já citada no Moodle, a edição livre do software. As funções básicas do TelEduc são: Dinâmica do curso, Agenda, Avaliações, Atividades, Perguntas Frequentes, Enquetes, Perfil dos participantes, Mural de avisos, chat, Webfórum, Correio eletrônico, Material de apoio, Leituras, Gestão de grupos, Diário de bordo, Parada obrigatória, Portfólio de participantes e grupos, Aviso automático por email de mudanças no site, Estatísticas de acesso, Funções administrativas e de configuração.

Links Úteis:

http://www.virtual.ufc.br/

http://www.solar.virtual.ufc.br/

http://www.teleduc.org.br/

http://www.nied.unicamp.br/

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória