FANDOM

Tecnologia-na-educacao.jpg
A evolução da EaD poderia ser dividida em 4 fases. A primeira, feita através de correspondências não possuía interação como ponto forte, e seus resultados eram baseados apenas na troca de tarefas resolvidas. A segunda, chamada de TeleEducação, fez uso de mídias como rádio e televisão, onde pessoas se reuniam com o intuito de ver/ouvir informações, a terceira etapa e um aprimoramento dessas reuniões” onde começa-se a usar recursos como material impresso, multimídia e interação eletrônica, tendo sido muito usada por empresas. A quarta fase é a atual que prima pela a interação entre o homem e a máquina, onde se dá a comunicação sincronizada em tempo real através da Internet.

O computador surge como uma ferramenta eficaz para definir como as disciplinas semipresenciais são comumente definidas: um curso onde o aluno faz o seu tempo de estudo, (erroneamente) com baixa interação, já que cada um esta limitado a sua casa e seu computador. Contudo, ao contrario dessa seguinte afirmativa, o uso da Internet na EaD permite ao aluno uma gama de possibilidades de armazenamento e pesquisa, interação multi lateral e por fim "sob a ótica da educação a tecnologia agrega valores que criam novas formas didáticas à transmissão das informações, possibilitando um ensino mais próximo à realidade, mudando o papel do educador frente ao educando, isto é os professores passam de transmissores a facilitadores da aprendizagem, pois podem disponibilizar, através do uso das novas tecnologias, meios para os indivíduos desenvolverem suas capacidades de descobrimento, de individualização do processo de aprendizagem e de construção dos próprios conhecimentos"¹. É justo portanto, afirmar que a Internet impulsionou a popularização da EaD no Brasil, sendo hoje a ferramente que possui maior grau de relação com a modalidade de Ensino.

São múltiplos os meios que a Internet se faz presente na EaD, de formas simples que podem ser usadas em cursos presenciais a verdadeiras plataformas de desenvolvimento educacionais, passemos a citar algumas delas, nas páginas seguintes.

Referencia para essa página:

1- http://rtve.org.br/seminario/anais/PDF/GT2/GT2-3.pdf

Também no FANDOM

Wiki aleatória