FANDOM

Internet-300x241.jpg
Editar

A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que pressupõe, de certa forma, uma distância física entre educador e educando, contudo “nunca a distância de uma relação construtiva e dialógica entre atores envolvidos no processo educativo” (STRUCHINER & GIANNELLA, p. 2). Ela faz uso de novas tecnologias e de meios de comunicação para se chegar até o educando, rompendo, assim, barreiras geográficas e temporais.

Estas novas tecnologias, por sua vez, são capazes de promover a interação entre os atores envolvidos no processo de ensino a distância, fazendo desta um ambiente de aprendizagem interativo.

Dessa forma, listamos algumas das principais ferramentas disponíveis na internet que promovem novas possiblidades de interatividade em se tratando de Educação a Distância.

  • Fórum

Um fórum é uma ferramenta assíncrona que permite que várias pessoas postem sobre um determinado tópico ou assunto. Esse tipo de ferramenta permite a troca de ideias e informações, além de permitir não só a elaboração de opiniões, mas também permite o fato das pessoas comentarem as opiniões dos colegas.

  • Chat (bate-papo)

O chat (ou bate-papo, como é mais comumente chamado) é uma ferramenta de comunicação síncrona, isto é, que permite a comunicação entre os participantes em tempo real. Nesta categoria, incluem-se programa de IRC, conversação em páginas da web ou mensageiros instantâneos (ou messengers). É um recurso educativo utilizado para marcar encontros virtuais de modo a auxiliar no processo de ensino-aprendizagem online.

  • Vídeos

Os vídeos são alguns dos recursos mais difundidos entre os alunos estudantes de EaD. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem fazem uso de tal recurso áudio-visual para transmitirem suas conhecidas vídeo-aulas.

  • Correio

O correio é um instrumento bem parecido com o e-mail eletrônico que usamos. É nele que podemos escrever e mandar recados para outros colegas de curso.

  • Mural

O mural é um local pré-definido num Ambiente Virtual de Aprendizagem que contém toda as notícias e informações relacionadas com o curso, como, por exemplo, avisos de data de provas, artigos, arquivos em formato PDF, algumas curiosidades etc.

  • Perfil

O perfil é um lugar alocado para as informações pessoais de cada aluno de um determinado curso em EaD. É neste espaço que se encontram as fotos, os nomes, endereços eletrônicos e muitas outras informações sobre cada usuário. Essa é uma forma dos alunos compartilharem um pouco sobre suas informações, para que possam se conhecer melhor, já que a maior parte do curso é realizada virtualmente.

  • Diário de bordo

O diário de bordo é um espaço totalmente democrático onde o aluno pode incluir suas dúvidas, questionamentos acerca do curso, ideias, perspectivas etc.

  • Portfólio

Coleção de produções/trabalhos realizados ao longo de um período de tempo, que revelam diferentes aspectos do desenvolvimento de cada aluno, tais como: múltiplas habilidades, trajetória, competências; o aluno direciona seus avanços, as produções servem de análise.

  • Blog

Os blogs são grandes ferramentas bastante utilizadas em curso na modalidade a distância por sua estrutura que permitem a inserção de posts de forma dinâmica e de forma rápida, além de ser possível comentar esses posts.

  • Wiki

O wiki é uma ferramenta que permite a edição colaborativa de documentos, que, no geral, visam definir ou divulgar alguma informação de determinado conteúdo.

Referências Bibliográficas

GUSSO, S.F.K. O tutor-professor e a avaliação da aprendizagem no ensino a distância. Ensaios Pedagógicos: Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET, 2010. STRUCHINER, Miriam &

GIANNELLA, Taís Rabetti; Educação a distância: conceitos e potencialidades. Texto adaptado de: STRUCHINER, Miriam & GIANNELLA, Taís Rabetti. Aprendizagem e Prática Docente: conceitos, paradigmas. Organização Pan Americana da Saúde, 2005.

Também no FANDOM

Wiki aleatória